16 de junho de 2016

Gestão por competência

Gestão por competência

man - Copia São modelos de gestão que fazem um alinhamento das Competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) à cultura, à missão e aos valores da empresa, permitindo, por meio de um processo de avaliação mapear o desenvolvimento dos colaboradores e assegurar um feedback mais fidedigno.

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É pré-requisito para implantar a metodologia, que a empresa invista em treinamento, visto que os estes modelos estabelecem uma condição de interdependência entre o aumento salarial e o desenvolvimento das competências do empregado.

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Sustenta este método o pressuposto de que, atendendo em graus crescentes os requisitos de qualificação, o empregado melhorará o desempenho em graus crescentes.


PRINCIPAIS ATIVIDADES:

  1. Desenvolver a Matriz e Manual de Competências;
  2. Desenvolver os Perfis de Cargos;
  3. Avaliar os Colaboradores;
  4. Desenvolver a Pesquisa de Remuneração e Estudar o Impacto Financeiro;
  5. Dar Feedback aos colaboradores;

BENEFÍCIOS POTENCIAIS:

  • Investimento em treinamento torna-se mais eficaz;
  • Pessoas mais qualificadas;
  • Recompensa ao aprendizado contínuo;
  • Estimula o auto desenvolvimento profissional;
  • Põe fim ao salário paternalista, manipulativo e inflacionário;
  • Proporciona mais visibilidade e transparência ao desenvolvimento profissional;
  • Melhoria de qualidade e eficácia dos processos.
  • Aumento da produtividade.;
  • Sentimento de coerência e senso de justiça;
  • Interferência/melhoria na gestão de RH;
  • Clima, rotatividade, carreira, produtividade, motivação, etc.
  • Minimiza os riscos de reclamações de isonomia salarial;
  • Contribui para o desenvolvimento da competência de gestão de pessoal;
  • Concede a remuneração fixa um sentido estratégico.
  • Reforça a cultura do cliente e fornecedor interno;
  • Reforça a cultura para a qualidade (processos e pessoas);
  • Reforça a cultura da avaliação;
  • Aproxima os gestores fazendo que todos observem melhor suas áreas e contribuam para as áreas dos outros;
  • Favorece o Feedback aos empregados;
  • Favorece a administração integrada de Recursos Humanos.

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